Carregando... Aguarde...

Dicas

JANTAR VEUVE CLICQUOT

Postada em 08/06/2016 às 17:10:11

Ontem participei de um jantar regado a Champagne Veuve Clicquot do começo ao fim.

Foi no  Clos de Tapasum restaurante muito simpático na Vila Nova Conceição. François Hautekeur falou sobre os vinhos. Ele trabalhou durante nove anos na Maison  Veuve Clicquot com a equipe dos Chef de Caves e nos contou algumas histórias  interessantes.

A Maison tem um estilo próprio e usa em maior quantidade a uva Pinot Noir do que a Chardonnay e Pinot Meunier. Isso torna seus vinhos mais consistentes e aromáticos.

livro.jpg

Livro Veuve Clicquot

Vale muito  ler o livro que conta a história da grande dama que foi  Barbe – Nicole Clicquot.  Ela  ficou viúva aos 27 anos e construiu um império do Champagne no sec XVIII. Muito audaciosa ela ultrapassou os rígidos limites impostos ao sexo feminino na época.

O que acompanhou o primeiro Champagne La Grande Dame Blanc 2004 foram vieiras grelhadas, purê de avelã e vinagrete de damasco. Ficou maravilhoso!

A Grande Dame 2004 estagio 8 anos na cave antes de ser comercializada, possui aquele  aroma de brioche e fermento típico e delicioso dos Chamapgne envelhecidos. A cor é meio dourada e possui uma quantidade enorme de perlage.

Uma curiosidade foi que decantaram a Veuve Clicquot demi – sec para acompanhar a sobremesa, perde um muito  do gás e  da acides do  e ficou muito agradável.

Segue um vídeo com algumas imagens da vinícola.