Carregando... Aguarde...

Dicas

7 dicas para uma noite de queijos e vinhos

Postada em 26/06/2017 às 14:22:51

 

Receber amigos em casa já é uma delícia, mas pode ficar ainda mais com uma noite de queijos e vinhos. Apesar de ser um evento informal, feito para conversar e rever pessoas queridas ou até para um encontro romântico, ele mantém seu toque de charme e elegância.

imagem-01-abertura.png

 

A Vinho Seleto separou algumas dicas para você aproveitar o climinha frio do inverno e tornar sua noite linda e inesquecível:

 

  1. COMO HARMONIZAR QUEIJOS COM VINHOS?

 

Essa é a pergunta mais frequente entre os amantes de vinho. Como o sabor do queijo não deve cobrir o do vinho, a resposta se mostra bem simples: os queijos mais fortes combinam com vinhos igualmente fortes, encorpados e com mais textura. Já os mais frescos, harmonizam tanto com os vinhos leves como os vinhos secos. Uma recomendação é escolher os queijos de acordo com os vinhos previamente selecionados.

  

Simplificando:

 

- Queijos mais fortes, como Gorgonzola, Ementhal e Roquefort se encaixam perfeitamente nos vinhos Merlot, Cabernet Sauvignon e Malbec.

 

imagem-02.png           imagem-03.png

Queijo Roquefort                                                                                                    Queijo Gorgonzola

 

imagem-04.png

Queijo Ementhal

 
- Queijos mais cremosos e suaves, como Brie, Camembert e Muçarela de Búfala, acompanham vinhos tintos leves, como um Pinot Noir e Cabernet Flanc e brancos, como o Chardonnay.

 

                     imagem-05.png       imagem-06.png

                        Queijo Brie                                                                                             Queijo Camembert

 

 

imagem-07.png

Queijo Muçarela de Búfala

 

- Queijos de sabor suave, como Gouda e Reino, vão muito bem com tintos leves, como Pinot Noir e brancos secos, como Sauvignon Blanc.

  

imagem-08.png          imagem-09.png

 Queijo Gouda                                                                                                               Queijo do Reino

 

- Queijos de textura mais firmes, como Parmesão e Gruyère ou Suíço, se adaptam bem aos tintos leves, como Cabernet Franc e Pinot Noir e também aos brancos secos, como Sauvignon Blanc.

 

imagem-10.png           imagem-11.png

Queijo Parmesão                                                                                               Queijo Gruyère ou Suíço

 


   O QUE DEVO SERVIR COMO ACOMPANHAMENTO?

 

- Uma boa ideia é oferecer outros tipos de bebidas além do vinho: água, que ajuda a manter o corpo hidratado durante a degustação dos vinhos, sucos de consistência mais leve. Uma dica é evitar os refrigerantes, pois o gás acaba confundindo o paladar.

- Busque sempre variar! Escolha um tipo de queijo e vinho de cada categoria, pois além de oferecer uma verdadeira experiência aos convidados, você consegue agradar à todos os paladares da noite.

- Para acompanhar os queijos, que tal pães e frios sortidos? Na cesta de pães, não pode faltar baguetes, ciabata e italianos. Na tábua de frios, a pedida é um presunto parma, salaminhos cortados e lombinhos canadenses.

- Uma sugestão: separe a quantidade de pães, queijos e vinhos por pessoa. Uma garrafa é o mínimo para duas pessoas. No queijo, 250g é a pedida perfeita para pessoas que vão apenas degusta-los.. Se der vontade de saborear os acompanhamentos, 150g é o ideal.

 

imagem-12.png

 

      

E AGORA, COMO EU DEVO SERVIR?

 

- Aproveite uma noite especial com amigos e crie um clima inspirador! A ideia de um jantar com queijos e vinhos é deixar o ambiente o mais acolhedor e aconchegante possível. A atmosfera intimista é perfeita para a ocasião. Vamos começar pela mesa?

- Tente sempre dispor a mesa com o alimento que condiz com vinho. Se do lado esquerdo está o queijo Gruyère, deixe sempre à mão a garrafa de um Pinot Noir, por exemplo. Os convidados costumam comer como aperitivos, e quanto mais fácil estiver ao seu alcance, melhor.

- Se a sua reunião for bem informal, monte seu jantar numa mesinha de centro. Simplificará a maneira de degustar os alimentos e criará um ambiente descontraído para você e seus convidados.

- Taças, copos, garfinhos, facas variadas e pratinhos de sobremesa são imprescindíveis numa noite de queijos e vinhos. Além da praticidade, torna a degustação mais livre, podendo se locomover pelo ambiente sem deixar de saborear as delícias do evento.

 

 

NOSSAS SUGESTÕES DE VINHOS

 

Para intensificar a sua noite, nossa seleção de vinhos escolhidas à dedo:

 

 

merlot-alfredo-roca.png                              nederburg-sauvignon-blanc.png

Merlot Alfredo Roca, seco, de boa fluidez               Sauvignon Blanc Nederburg Winemaster de
                                                    e bem equilibrado: compre aqui                           sabor leve e harmônico: compre aqui                                                   

 

                                   

cefiro-reserva-chardonnay.png                           vito-cabernet-sauvignon.png

Chardonnay Cefiro, refrescante e de sabor           Cabernet Sauvignon Vito, macio e especialmente
             tropical: compre aqui                             saboroso quando refrescado: compre aqui 

 

 

 Agora que você já tem todas as dicas e informações necessárias, arregace as mangas, convide os amigos e aproveite o melhor da vida: felicidade ao lado de quem se ama!