Carregando... Aguarde...

Dicas

Prepare-se para o Verão: conheça os vinhos que são a cara da estação

Postada em 05/12/2017 às 14:54:32

Associar a elegância e o sabor do vinho aos climas mais frios é um hábito recorrente de muitos, afinal, é no Outono e no Inverno que consumimos refeições mais reforçadas e condimentadas. No Verão é o momento de desfrutar do sabor fresco dos vinhos brancos, rosés, espumantes e tintos leves que harmonizam bem com comidas leves, peixes, aperitivos típicos da estação e os momentos de descontração das férias. 

Mantenha sempre uma garrafa de espumante, branco e rose na sua geladeira para quando quiser beber ja estar na temperatura certa. Outra forma de gelar bem rápida e colocar num baldinho com gelo mas que cubra a garrafa toda. Castas como a Chardonnay, Sauvignon-blanc, Riesling e Pinot Noir estão entre as mais pedidas por proporcionarem maior frescor. O teor alcoólico também é menor o que proporciona mais leveza. Tanto os vinhos brancos, quanto os espumantes, devem ser servidos a baixa temperatura. Os espumantes servidos a 8 °C (temperatura da geladeira) e os vinhos brancos e rosés servidos a 10 °C.


Vinhos Brancos

Existem vários tons de vinhos brancos. Quando passa por barrica de carvalho a cor é mais dourada e sabor mais intenso, os mais claros não passam por madeira e são em geral mais leves e refrescantes. Eles vão muito bem para acompanhar peixes, frutos do mar, aperitivos e  saladas. Podem ser produzidos tanto com uvas tintas (filtrando as cascas antes) como brancas.  

 


Espumantes

Muita gente nomeia qualquer espumante de prosecco e champagne, mas não é o certo. Todos os vinhos que tem "bolhas" são espumantes. Prosecco só poder ter esse nome quando é produzido na região do Vêneto na Itália em uma pequena região demarcada. Cava, a mesma coisa na Espanha e Champagne na França. O restante é espumante. O frisante é um vinho branco, que contém artificialmente gás carbônico. É um refresco que pode ser gostoso no verão. O espumante é um pouco mais elaborado, resulta numa segunda fermentação (dentro da garrafa ou dentro de tanques de inox) que causam as deliciosas borbulhas.

 
Vinho Rosé

Como o próprio nome sugere, este vinho tem a cor rosa, podendo variar entre um rosa perolado leve até um rosa mais forte, dependendo da uva utilizada e do método de produção. O vinho rose em geral é feito com uvas tintas. Ele fica em contato com as casas, poucas horas e depois é filtrado, assim o tom rosa surge.. São vinhos aromáticos e deliciosos, em geral os da região da Provence são os melhores e mais claros. Mas também existem excelentes roses italianos, portugueses, espanhóis, chilenos e argentinos.

A Vinho Seleto harmoniza com você. Conheça nossos vinhos da estação e aproveite mais suas festas de final de ano. Temos três sugestões para você: Alfredo Roca Merlot Rosé (Argentino) compre aqui, Cava Don Roman (Espanha) compre aqui, Cefiro Pinot Noir (Chile) compre aqui.  Se você quiser saber mais sobre vinhos e harmonização, pode contratar nossos serviço de Personal Sommelière. Eu, Joana Neuding, vou até sua casa ou evento e te oriento em tudo, desde o processo de degustação até a harmonização com pratos do seu cardápio.