Carregando... Aguarde...

Dicas

NÃO SABEMOS QUASE NADA SOBRE CORTIÇA

Postada em 07/06/2016 às 16:21:54

Olha que bacana a matéria do Didu sobre a cortiça. Tem novidade ai que eu também desconhecia sobre o sobreiro e as rolhas.

Leia:

Não sabemos quase nada sobre Cortiça – Por Didu Russo

Fiquei muito contente com essa viagem a convite da APCOR Associação Portuguesa de Cortiça. Me fez lembrar de um professor que tive no ginásio, João Theodoro D’Olin.

Sempre que ficávamos admirados com alguma informação nova ele logo sentenciava: “A admiração é irmã gêmea da ignorância…”

sobreiro1.jpeg

sobreiro

Tudo que sabia era que a cortiça dava em árvore chamada Sobreiro. Não sabia que o Sobreiro era uma das espécies de Carvalho. Sabia também que se você plantar um sobreiro, ele só dará cortiça depois de uns 20 anos e que essa primeira extração não tem qualidade para se produzir uma rôlha e que depois apenas de 9 em 9 anos é que se pode extrair sua casca.

Você já viu um Montado? É uma floresta de Sobreiros. Veja

Só, não sabia nada mais. Agora voltei de lá sabendo muito mais. Por exemplo, apenas do Sobreiro se pode retirar a casca toda sem que ele morra. E ainda reproduz tudo outra vez. Qualquer outra árvore que você retirar a casca ela morre.

Aprendi que existem 500 empresas nesse setor, hoje em Portugal empregando 8.500 pessoas!

copia-molec.png

célula cortiça

Aprendi que um centímetro cúbico de Cortiça tem 40 milhões de células!!! E é esse o oxigênio que está dentro destas células que vão fornecer ao vinho engarrafado e arrolhado, a super micro – oxigenação e não o oxigênio que está fora da rolha. Ou seja, o oxigênio dos anos de formação daquela cortiça. Fenomenal isso não?

Vejam como a natureza nos dá tudo, um produto:  muito leve, impermeável a líquidos e a gases, elástica e compreensível, excelente isolante térmico e acústico, combustão lenta, super resistente ao atrito! Tudo feito pela natureza. A tecnologia não conseguiu produzir algo assim…

O site da APCOR tem muita informação, recomendo. Mas eu ainda tenho muita coisa a mostra que farei nos próximos dias. Saúde!